Paróquia promove 3ª Semana da Liturgia

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou de 18 a 22 de setembro a 3ª Semana da Liturgia – celebrar em Espírito e Verdade com celebrações na Igreja matriz e nas Comunidades Santa Luzia e Santo Antônio.

No primeiro dia do encontro após a reza do Terço dos Homens e da oração inicial dedicada a Maria a coordenadora da Liturgia, formada em Teologia Andrea Almeida realizou a apresentação sobre o espaço litúrgico, objetos e símbolos utilizados durante a missa e nas comemorações de Pentecostes e Corpus Christi.

Segundo Andrea o objetivo do evento que reuniu no dia 18 de setembro cerca de 120 participantes é celebrar a eucaristia. “Esperamos que a comunidade tenha uma participação ativa, consciente, plena e frutuosa”, disse.

Foram convidados para participarem da explanação os coordenadores de ministros das Comunidades Santo Antônio e Perpétuo Socorro, Daniele Denadai e Luiz Claudio Thiebaut, respectivamente. Na ocasião eles explicaram do cuidado com os objetos litúrgicos e como é preparada a eucaristia durante a missa. “Chegamos à igreja com uma hora de antecedência e nosso trabalho também compreende levar a eucaristia aos enfermos”, afirmou Daniele.

Saiba mais:

Em sua explicação, Andrea falou do significado do presbitério, onde os ministros ordenados fazem parte da liturgia e do ambão da palavra que fica a esquerda do altar para a proclamação da palavra de Deus. A fonte batismal, local em que são batizados os novos cristãos, os castiçais e os lecionários – dominical, semanal e missal -, fizeram parte dos objetos litúrgicos e simbologia apresentados.

CONTEÚDO APRESENTADO: III SEMANA DE LITURGIA – OBJETOS LITÚRGICOS