A Arquidiocese de Vitória promove uma Campanha de Natal diferente esse ano. A escolha do tema da campanha aconteceu após uma conversa entre as instâncias: Departamento de Comunicação e Marketing, RCR-ES (Rede Católica de Rádios) e Departamento Pastoral. O Arcebispo de Vitória Dom Luiz sugeriu que fizéssemos uma campanha de cultura do Encontro como vem falando tanto o Papa Francisco, relata Rômulo Benha, secretário do Departamento Pastoral para a Comunicação.

A partir disso surgiu a ideia de promover essa campanha “Sou Presente” fazendo com que as paróquias, pastorais, leigos promovessem esse cultura do encontro. Sendo presente na vida de tantas pessoas de nossa arquidiocese.
A Campanha não se encerra no Natal, ela tem como finalidade continuar de forma que as pessoas promovam ainda mais a solidariedade, o encontro com o próximo. E assim motivem outras pessoas a também realizarem essa ação.
Inúmeros são os trabalhos realizados, diversas iniciativas que acontecem em nossa Arquidiocese e que muitas vezes não sabemos porque fica no anonimato. Muitas ações se escondem através do bem que é realizado a tantas pessoas.
Já destacamos algumas ações nas redes sociais e site da Arquidiocese, e esperamos publicar outras tantas ao longo dos próximos dias.
Queremos motivar os leigos, as pastorais a continuarem esse trabalho de evangelização, mas também de encontro ao próximo. De estar com aqueles menos favorecidos. Ser presente neste tempo não somente com uma ajuda material, mas ser também sinal vivo da presença de Deus, Emanuel – “Deus Conosco”, ser esta face de Cristo aos que vivem nas ruas, nas periferias, estar com aqueles que são desprezados pela sociedade.
A Campanha Sou Presente tem este objetivo central, ser presente de Deus na vida das pessoas, e através dos meios de Comunicação da Arquidiocese fazer chegar este bem a tantas outras pessoas para que elas possam se sentir motivadas a levarem este presente.
O Papa Francisco pede a todo o instante que sejamos próximos e presentes com ações e comportamentos, principalmente daqueles que mais necessitam. Pensando nessa proximidade queremos visibilizar o que você, seu grupo, sua comunidade ou sua paróquia realizam como ação concreta de encontro e proximidade com o outro.
A logo da Campanha traz este abraço de duas pessoas que se encontram. Uma pessoa sendo presente na vida da outra. A estrela traz Cristo luz do Mundo, que nos ilumina para nos fortalecer na caminhada e vivência cristã.
E juntas formam um coração, símbolo do amor, da unidade.

Você pode encaminhar áudios curtos, narrações, pequenos vídeos, fotos ou somente nos informar da existência de tais iniciativas. Todo material deve ser enviado para os e-mail’s: [email protected] e [email protected]

A páginas do Departamento de Pastoral Aves e da Arquidiocese de Vitoria nas redes sociais também podem ser marcadas nas postagens.