A catedral de Vitória ficou lotada, como poucos lembram de terem visto, para acolher a imagem de Nossa Senhora Aparecida que chegou na tarde de hoje à Arquidiocese onde ficará peregrinando por todas as 74 paróquias.

Todos queriam chegar perto e rezar, foi verdadeiramente profunda a emoção e as manifestações de fé e de esperança. Muitos esperaram a chegada da imagem ali mesmo, mas outros tantos fizeram carreata do aeroporto até à catedral.

Na chegada, a entrada solene da imagem emocionou os fiéis que ali esperaram por algumas horas, mas logo o silêncio reinou e a Celebração da Eucaristia fortaleceu ainda mais o sentimento que já estava em todos: o carinho com Nossa Senhora. Dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo, lembrou uma frase que dissera hoje pela manhã quando recebeu a imagem no Santuário de Aparecida “o povo capixaba ama Nossa Senhora” e perguntou: isso é verdade? Todos aplaudiram como resposta à pergunta do Arcebispo que continuou a Celebração lembrando os últimos acontecimentos dolorosos no Espírito Santo, o desastre no Rio Doce e a pedra que rolou no Morro Boa Vista em São Torquato, Vila Velha. Dom Luiz pediu a proteção de Nossa Senhora e expressou que “esta visita nos ajudará a viver melhor”.

No final da celebração, aqueles que estavam preparados e passaram pela Porta Santa da catedral também receberam a indulgência e todos juntos terminamos com a oração de consagração e prestando homenagem pessoal à padroeira do Brasil.

Amanhã na missa de meio dia a imagem será entregue à área pastoral Benevente para visita às paróquias daquela região.