No ultimo final de semana (16 e 17/05), as Equipes da Catequese das Comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santa Luzia, celebraram a entrega das Bíblias aos catequizandos da Primeira Fase.

“Um momento de reflexão e adoração à palavra de Deus com o objetivo de suscitar principalmente nos catequistas, pais e responsáveis dessas crianças, o entusiasmo e o interesse para a prática e o hábito da leitura diária da Bíblia”, destacou a coordenadora da Comunidade Matriz Lorena Câmara Kuster.

A Bíblia é fonte primária de fé e amor na catequese, que faz dela conteúdo de seu ensinamento, desenvolvendo a inteligência do mistério de Cristo à luz da palavra de Deus. Na catequização as crianças são introduzidas logo cedo a este conhecimento e intimidade com a Bíblia Sagrada, portanto é fundamental a co-participação das famílias, “rezando com os filhos, dedicando-se com eles à leitura e meditação”, afirmou Lorena.

A coordenadora, emocionada com o momento, fez menção à prece do Rito: “Que a Palavra de Deus recebida pelos catequizandos seja o sustento de sua fé, que eles encontrem junto a suas famílias e catequistas o apoio para se manterem firme na caminhada cristã.”

A mesma emoção relatou a paroquiana Fátima Brunoro Rosa Oliveira, coordenadora da Catequese na Comunidade Santa Luzia: “Os Ritos celebrativos dão vida a catequese que hoje realizamos nas nossas comunidades. É como se eles fossem uma ponte entre a transmissão do conhecimento para a vivência em nossos dias, em nossas rotinas. A fé precisa sair do universo contemplativo para a ação e assim completar a tarefa de implantar o Reino de Deus, que nada mais é que um modo diferente de agir. É a vivência da palavra que torna o cristão mais próximo a Jesus, seja na dificuldade de executar as obras ou na alegria de viver a vida em comunidade”. Ela comentou também que anteriormente precedeu o Rito de Entrega da Cruz e apresentação destes à comunidade, isto porque é no seio da família e da comunidade cristã que cada catequizando irá praticar o que aprendeu, então cada membro da comunidade e/ou família é convidado a participar da ação catequética para acolher os catecúmenos e estimulá-los na descoberta de seus dons; posteriormente as crianças também receberão entrega do Pai-Nosso e Creio; com a mesma finalidade.

A Comunidade Santo Antônio celebrará esse momento com as crianças da primeira fase no dia 30/05, fiquem atentos e não deixem de celebrar com seus filhos e toda comunidade!