Importante começar essa cobertura sobre os eventos com as palavras da coordenadora geral do projeto e coordenadora da Comunidade Perpétuo Socorro, Verocilda Vilela Fabri Toé:

_ É comovente ver como o projeto alcançou tantas pessoas com sede de Deus e envolveu tantos paroquianos. Comovente também ver quantos contribuíram para sua realização. Cada um, pouco ou muito; doou o que pôde e alguns, se doaram a si próprios. Tocante ao coração ver talentos, dons, tempo.. raro hoje em dia, para cumprir a promessa que Jesus fez ao seu povo: “Eis que estarei convosco todos os dias até o final dos tempos.” Agradeço a todos por ajudar a levar o amor de Deus aos irmãos. Tudo é Graça! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

O projeto “Jesus, o sol da nossa praia – 2016” teve início no dia 08/01/2016 com um luau nas areias da Praia da Costa.

O projeto começou em 2014. O Pároco Padre Anderson Gomes se inspirou no Papa Francisco I, que pedia que a Igreja fosse missionária, e também na festa típica que o povo havaiano faz para receber os turistas.

Alguns turistas disseram que é impossível estar em Vila Velha e não participar do projeto.


LUAU

Segundo o coordenador do primeiro dia, Artenio Merçon, o luau foi uma festa! Festa com muita espiritualidade e alegria que contagiou a todos que dele participaram ou que estavam passando na calçada da Praia da Costa! Foi impossível ficar indiferente.

Os músicos da Comunidade Água Viva e seus convidados, como no ano passado, deram o seu melhor, toda condução seja nas orações e louvores, foram especiais. Muitos foram os elogios dos paroquianos durante o evento e nas redes sociais.

A cada ano, o projeto ganha mais novidades, nessa edição do Luau os jovens e adolescentes puderam se divertir com a parede de escalada e o slackline. Alguns adultos também se aventuraram nos equipamentos. Tudo com a devida segurança e com a presença de instrutores.


FAROFÃO

Cada vez mais organizado, esse ano o evento trouxe a novidade de colorir as areias da praia com o kit de verão, o guarda-sol e a bolsa térmica com as cores do evento e com a marca da paróquia demarcaram o local.

Muitas famílias partilharam esse tempo juntas com um dia lindo, um mar maravilhoso e um ambiente de paz.


NOITE ESPORTIVA

Pela primeira vez no projeto, a noite esportiva superou as expectativas, mesmo com tempo instável, muitos paroquianos estiveram presentes e curtiram o tempo juntos para cuidar do templo do Espírito Santo, seu corpo.

Um dos coordenadores do evento, o paroquiano e catequista Ibsen Lucas Pettersen partilhou: _ Penso que o momento foi de muita integração e que o esporte sob a perspectiva do lazer nos proporcionou momentos de muitas alegrias e generosidade. A aula de zumba fechou nossa noite com chave de ouro.


ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Todas as quartas-feiras, os jovens da paróquia se reúnem na Comunidade Santa Luzia-Praia do Ribeiro, para Adorar o Senhor no Santíssimo Sacramento do Altar, então durante as reuniões para preparação do projeto de verão foi unanimidade que eles coordenassem esse momento na areia da praia.

Momento lindo de fé e intimidade com o Senhor, mesmo com tanto barulho ao redor, as pessoas fixaram seus olhos no Santíssimo e é certo que esse evento vai se perpetuar no calendário do projeto de verão.

Um dos coordenadores dos jovens e do evento, Lucas Velasque, partilhou que o momento foi maravilhoso, pode-se sentir um clima diferente após a Adoração, muitas pessoas emocionadas e felizes com o que Deus proporcionou naquela noite.


SANTA MISSA

Pela primeira vez em três anos, o evento aconteceu boa parte com chuva. E quem enfrentou o mal tempo, testemunhou um dos momentos mais sublimes de todo o projeto.

A oração mais completa clamando pela Misericórdia e para que os fiéis sejam misericordiosos como o Pai. A homilia do Padre Anderson Gomes transmitida também pela Rádio América 91,1 fm comoveu e com certeza curou muitos corações carentes da misericórdia de Deus.

Atenção para o lema retirado das homilias dos padres do século 4 D.C: A misericórdia é uma dor voluntária que nasce pelos males dos outros!


PASSEIO CICLÍSTICO

Outro evento que se consolidou no projeto é o Passeio Ciclístico, o grupo que organizou caprichou em tudo, nem a chuva atrapalhou as famílias que vieram pedalar juntas, alguns paroquianos atletas acompanharam o percurso correndo, uma boa dica para o ano que vem.

Sorteio de Bike e revisões; distribuição gratuita de Açaí e uma banda maravilhosa conduzindo os fiés que pedalavam, rezavam e louvavam. Uma alegria indescritível!


Fechamos esse breve relato dos eventos com o comentário do paroquiano Olavo Rodrigues de Oliveira, que esteve presente em todas as reuniões para organização e em todos os eventos com sua esposa Ligia, servindo na alegria:

Ser Cristão dentro de uma igreja, sentado ou ajoelhado em um banco, de olhos fechados ou abertos, rezando ou pensando na vida, é muito fácil… O desafio maior é sermos cristãos fora daquele ambiente… Na praia, nas ruas, na nossa vizinhança, na comunidade… E os eventos esportivos promovidos pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foram a Noite Esportiva e o Passeio Ciclístico, mostraram um pouco do ser Cristão em atividades do dia a dia… Jogar Vôlei, Peteca, Queimada, dançar Zumba, pedalar, e fazer tudo isso adorando e louvando a Deus, numa mesma sintonia e harmonia com amigos e pessoas ainda desconhecidas. Foi uma experiência muito gratificante e de uma vibe muito bacana! Que façamos mais coisas assim por aqui! Obrigado a todos que participaram!