O prédio recebeu o nome de Dom Silvestre Luiz Scandian, uma homenagem ao arcebispo emérito da Arquidiocese de Vitória.

Em uma solene celebração eucarística em Ação de Graças foi inaugurado, no mês de maio, após um período de 12 anos de construção, o contemporâneo prédio do Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória Dom Silvestre Luiz Scandian (IFTAV).

Na ocasião, estiveram presentes o Arcebispo Metropolitano Dom Luiz Mancilha Vilela, o Arcebispo Emérito da Arquidiocesde de Vitória, Dom Silvestre Luiz Scandian, o Bispo Emérito de São Mateus, Dom Ado Gerna, o Arcebispo Militar Dom Fernando José Monteiro Guimarães, bispos da Província Eclesiástica, padres, autoridades, religiosos e seminaristas das quatro dioceses do estado.

“Aguardamos muito por esse momento. Estamos contentes com o resultado do projeto. O novo espaço de 6 mil m2 tem como objetivo dar continuidade à formação de seminaristas da Província Eclesiástica do Espírito Santo e também auxiliar na preparação de religiosos e agentes da pastoral da Arquidiocese de Vitória”, disse Padre Hugo Scheer, diretor do IFTAV e membro da Congregação do Verbo Divino.

Segundo Padre Hugo, a arquitetura do edifício contempla 20 salas de aula com capacidade para 50 alunos, área administrativa, capela com 120 lugares, biblioteca, auditório equipado com recursos multimídia para 400 pessoas, área de convivência, além de 90 vagas de garagem. “A obra está concluída. Precisamos nesse segundo momento mobiliar as salas para em fevereiro de 2018 utilizarmos a nova sede”, ressaltou.

“Nosso acervo da biblioteca conta hoje com 35 mil títulos. Com o local mais amplo pretendemos aumentar o número de livros, periódicos e revistas para 80 mil”, destacou o diretor do IFTAV.

Desde 1986, ele, que é natural da cidade alemã Olpe, ministra aulas no curso de Teologia do Instituto. Padre Hugo conta que estudou Filosofia e Teologia na Bélgica, Alemanha e Roma e se diz orgulhoso de ter participado da formação de 229 seminaristas. “É gratificante formar filhos na própria terra. Cinco bispos estudaram conosco”, destacou.

Para a formação de padre é preciso cumprir a grade curricular do curso de Filosofia. “Com a finalidade de atender às exigências do MEC, o IFTAV firmou um convênio com a Faculdade Católica Salesiana. Após concluírem a graduação de três anos, os alunos iniciam os estudos de Teologia no nosso seminário”, explicou Padre Hugo.

No Instituto, 20 professores durante os quatro anos de formação do curso de Teologia se dedicam a passar os ensinamentos cristãos a cerca de 40 seminaristas que buscam a ordenação religiosa. “Acolhemos jovens que procuram ouvir o chamado de Deus em suas vidas como sacerdotes”, falou.

Durante o seminário os alunos aprofudam os estudos eclesiais e aprendem os evangelhos e cartas dentro da temática a “Bíblia, o Antigo e Novo Testamentos”. Na sequencia, são realizadas as aulas sobre a “História da Igreja”, que compreende as relações da igreja cristã com o mundo e os eventos do passado que repercutem até os dias atuais. O tema Teologia Sistemática que abrange cristologia (Jesus), eclesiologia (igreja), trindade e teologia antropológica também faz parte do currículo.

Bispos alunos do IFTAV

Dom José Mauro Pereira Bastos, CP, Bispo de Janaúba, Minas Gerais

Dom Ailton Menegussi, Bispo de Cratéus, Ceará

Dom Paulo Bosi Dal’Bó, Bispo de São Mateus, Espírito Santo

Mons. Edivalter Andrade, Bispo Eleito de Floriano, Piauí

Mons. Juarez Delorto Secco, Bispo da Arquidiocese de São Sebastião, Rio de Janeiro

Novo espaço

Instituto de Filosofia e Teologia Dom Silvestre Luiz Scandian

Rua João Batista Parra. Enseada do Suá – Vitória – ES