O último domingo (12/03) foi especial para as crianças que frequentam a comunidade Santo Antônio. Pela primeira vez elas se reuniram para participar do Terço das Crianças, antes da missa das 9 horas; horário em que, tradicionalmente, elas também podem participar servindo na Liturgia, Acolhida e em outros momentos.

A iniciativa de realizar o Terço das Crianças surgiu em fevereiro, conforme explica Janine Barboza, coordenadora da catequese da Santo Antônio: “Na semana em que o estado parou por causa da falta de segurança pública, algumas mães disseram que estavam rezando o terço em casa com os filhos, então surgiu a ideia de promover esse momento com as crianças na igreja”.

Janine conta que a atitude das mães a fez lembrar Nossa Senhora, que pediu a três crianças, em Fátima (Portugal), para rezar o terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo e o fim da Primeira Guerra Mundial.

Ela acrescenta que a atividade é também uma forma de motivar as crianças a continuarem frequentando as celebrações dominicais das 9 horas. “Desde o ano passado, por causa das obras de reforma, a catequese da Santo Antônio vem acontecendo na comunidade Perpétuo Socorro. Em razão disso, temos buscado maneiras diferentes de incentivar os pequenos a não faltarem as missas na nossa comunidade”, disse.

O Papa Francisco decretou o ano de 2017 como Ano Mariano, uma vez que as aparições em Fátima completam 100 anos em 13 de maio e se celebra o Jubileu de 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. “Este é um momento oportuno para semear no coração das crianças a devoção ao santo terço e intensificar as orações pela paz no mundo inteiro”, completa Janine.

O Terço das Crianças acontece todos os domingos, às 8h25, na comunidade Santo Antônio.