O tema para o Congresso desse ano será “Se vivemos pelo Espírito andemos de acordo com o Espírito”, versículo encontrado no livro de São Paulo aos Gálatas.

O evento terá uma grande abertura com a celebração da Santa Missa às 20 horas no dia 11 de setembro. Terá continuidade no dia seguinte, 12/09, em horário integral (7h30 às 19h), retornando as 7h30 do dia 13/09 e tendo seu encerramento às 17h, com a celebração da Santa Missa celebrada por Dom Luiz.

Sua primeira edição aconteceu na década de 90, começando como um encontro pequeno e foi tomando força e forma até no início do novo milênio quando suas proporções alcançaram toda amplitude do movimento carismático, nas últimas edições têm reunido cerca de 10.000 pessoas provenientes de todas as Dioceses do Estado. Marcado principalmente pelo seu caráter religioso e de formação, o evento conta com a participação de pregadores do estado e de fora dele para realização de palestras temáticas.

Nessa edição está confirmada a presença do pregador Ironi Spuldaro do Paraná, conhecido por muitos pelas suas participações na TV Canção Nova. Também confirmada a participação internacional da pregadora Silvia Mariella do Paraguai, além do Padre João Marcelo (pároco da Paróquia de Laranjeiras-Serra e Diretor Espiritual da RCC-ES), do Arcebispo de Vitória Dom Luis Mancilha Vilela e do Bispo Auxiliar Dom Rubens Sevilha.

A coordenadora nacional da Renovação Carismática Católica, Kátia Holdi, mencionou em seu convite especial que em todos os Congressos Estaduais que têm participado muitas graças têm sido derramadas e que todos são convidados para esse grande momento que antecede e prepara a Igreja do Brasil para o Jubileu de Ouro da Renovação Carismática no mundo.