A Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro acolheu com muita alegrias as comunidades irmãs, Santo Antônio e Santa Luzia, para celebrar na Missa Votiva ao Sagrado Coração de Jesus, que aconteceu na sexta-feira do mês de dezembro para comemorar os 15 anos do Apostolado da Oração da Paróquia.
Ao final um belo bolo foi repartido com fiéis…
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é tão antiga como a Igreja. Nasceu aos pés da cruz, quando este divino Coração, traspassado pela lança, verteu as últimas gotas de sangue pela salvação da humanidade.
História do Apostolado da Oração
O Apostolado da Oração é a união dos fiéis que, por meio do Oferecimento Diário de si mesmos (orações e obras, pensamentos e palavras, alegrias e sofrimentos), se unem ao sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa salvação e, desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.
“O Apostolado é um serviço à Igreja, tesouro do coração do Papa e do Coração de Cristo” (João Paulo II).
Estrutura do Apostolado da Oração
O Apostolado da Oração conta com um Diretor Mundial, que vem a ser por natureza, o Superior-Geral da Companhia de Jesus; um Delegado Mundial; um Secretário Nacional; um Diretor Espiritual Diocesano; um Coordenador Diocesano; e Coordenadores Comarcais, Paroquiais e Zeladores.
A Fita e a Bandeira
A fita é um emblema (distintivo) de filiação. A bandeira do Sagrado Coração de Jesus identifica também a Paróquia de origem.
O Compromisso dos Associados
Pertencer ao Apostolado da Oração significa fazer parte de uma associação católica presente no mundo inteiro, disposto a viver e propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
A Espiritualidade do Apostolado da Oração
Oferecimento Diário (a oração); A vida Eucarística; A devoção filial ao Sagrado Coração de Jesus; O viver e sentir com a Igreja, através das intenções universais do Sumo Pontífice; A devoção à Virgem Maria e ao Espírito Santo. Nestes pilares residem a força e a unidade da espiritualidade do Apostolado da Oração.
ORIGEM DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO DA NOSSA PARÓQUIA
O Apostolado da Oração teve início no dia 05 de dezembro de 2000. Saímos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário onde na época Dona Soêmis Valadares era a presidente e Maria das Graças Cruz de Oliveira (que pertencia a nossa Comunidade) a vice-presidente, o que oportunizou/possibilitou a implantação do Apostolado da Oração na nossa Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, hoje Paróquia.
Estava presente nosso fundador e Diretor Espiritual Nacional Padre Roque Schneider e o nosso Diretor Espiritual local Frei Ladi Antoniazzi.
Muitos foram os colaboradores para a implantação do Apostolado da Oração…
Hoje, contamos com a valorosa participação na oração e de serviço à nossa Paróquia de 150 associados, sendo 24 com a função de Zeladores(as).
O Apostolado da Oração nesses 15 anos teve como presidentes: 1º. mandato Maria das Graças Cruz de Oliveira; 2º. Verocilda Vilela Toé; 3º. Fátima Arpini; 4º. Gláucia Alves Costa; 5º. Maria das Graças Cruz Oliveira e 6º. (atual) Salete Regina Ferreira.
Ser Apóstolo de Cristo, é sentir o desejo no coração de ter uma vida orante e comprometida dentro da Comunidade e principalmente participar das missas da primeira sexta-feira do mês e das adorações dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus, que é fonte de Amor e Misericórdia.
Texto: Salete Regina Ferreira
Fotos: Antônio Ferrão