O Ciclo do Natal

Celebrando o Ciclo do Natal

“Nossos olhos ganharão nova luz, com a tua presença, Jesus.”

Dentro do Ano litúrgico, temos dois grandes ciclos em que se celebram os mistérios de Cristo.Um deles é o Ciclo do Natal, onde encontramos as festas da Manifestação do Senhor, o qual é precedido de um tempo de preparação chamado Advento.

No Ciclo do Natal, a vida se manifesta pela ação do Espírito Santo, evocado na festa do Batismo do Senhor marcando, assim, sua missão messiânica. Assim, fundamentalmente, a vida nasce na solenidade de Natal, manifesta-se aos magos e, por meio deles, a todos os povos.

Nessa época, fazemos memória, revivemos a vinda e manifestação do Senhor e de seu Reino, em nossa carne, em nossa história, assumindo nossa realidade na pessoa de Jesus de Nazaré.

Neste tempo as etapas são:

A primeira, de preparação, de “gestação”: é o tempo do Advento.
A segunda, de chegada, de realização, é a festa do Natal.
A terceira, finalmente, de manifestação e “divulgação”, é a festa da Epifania.

“É tempo do meu Advento, da vinda surpresa no meio de vós.

Por isso, conclamo profetas que ao longo da terra elevam sua voz.”

O Advento é o ponto de chegada e de partida de cada Ano litúrgicoe nos prepara, ao longo de quatro semanas, para a festa do Natal do Senhor. É um tempo onde a Igreja entoa cantos de esperança e se espelha nas figuras de João Batista e Maria para renovar o seu sim ao Príncipe da Paz clamando: “Vem, Senhor, nos salvar. Vem, sem demora, nos dar a paz”.

Os dois primeiros domingos celebram a vinda gloriosa do Senhor, sendo um prolongamento dos últimos domingos do tempo comum, encerrados pela solenidade de Cristo, Rei do universo. O segundo e o terceiro domingos são uma preparação para a solenidade do Natal do Senhor, comemorando o Cristo que veio, o Cristo vindo agora, no presente.

O Advento é um tempo de preparação para a visita do Salvador que vem armar sua tenda entre nós. Este não é um tempo penitencial, mas de preparação para um grande acontecimento, portanto, de discreta alegria. Durante esses quatro domingos, não cantamos o Glória, para que, na Noite de Natal, quando juntamos nossas vozes à voz dos anjos, com mais força ressoe nosso louvor a Deus que, por seu imenso amor, nos enviou seu filho.

Os personagens principais do Advento são Maria (testemunha privilegiada do mistério da encarnação), Isaías (o profeta da preparação) e João Batista (o precursor).

Após essa preparação, vêm, então, as festas da Manifestação: o Natal do Senhor, a Festa da Sagrada Família, a Oitava de Natal(quando se celebra a grande benção de Deus à humanidade em Maria, Mãe de Deus), a solenidade da Epifania(quando o Senhor se manifesta como Messias a todos os povos) e a festa do Batismo do Senhor.

“Nesse tempo cantamos o nascimento do Príncipe da Paz, com a euforia dos profetas e evangelistas de todos os tempos. E os pobres, ao nos ouvirem, acorrerão pressurosos até o presépio: É,sobretudo, para eles a boa notícia, embora seja de alegria para todos o povo”( Introdução do Hinário Litúrgico 1)

Após o dia de Natal, celebramos a Oitava de Natal e seguem-se algumas festas, denominadas “Festas da Manifestação do Senhor”:

Domingo após o Natal – Sagrada Família– a centralidade está em Jesus que, vindo até nós no seio de uma família, estabeleceu a relação entre a família humana e a família divina.

31 de dezembro – Vigília pela Paz – celebramos o Príncipe da paz com a esperança de uma humanidade mais repleta de amor, partilhada com menos violência e guerras em todos os âmbitos.

1º de janeiro – festa da Mãe de Deus – celebramos Maria como testemunha privilegiada do mistério da encarnação. Ela é grande não por si mesma, mas porque aceitou ser o instrumento para que Deus viesse até nós.

06 de janeiro (ou no domingo entre os dias 2 e 8 de janeiro) – Epifania – também conhecida como festa dos Reis Magos, é a festa da manifestação do Senhor. Deus que veio para salvar todos os povos.

No domingo depois do dia 6 de janeiro – Batismo – aqui se conclui a missão de João Batista que preparou os caminhos do Senhor. Tem início a vida pública de Jesus.

Perpétuos Saberes

A cor litúrgica do advento – roxo ou róseo. A cor rósea traz aos olhos o sentido de uma alegre espera.

Coroa do AdventoA coroa do advento, feita com ramos verdes, com as quatro velas que, progressivamente, se acendem, retomando o costume judaico de celebrar a vinda da luz na humanidade dispersa pelos quatro pontos cardeais, expressa nossa prontidão e abertura ao Senhor que vem.

Novena de natal – A novena do Natal feita em grupos mantém a atitude de vigilância e espera do advento, com orações, meditação da Palavra, cantos, gestos de solidariedade e compromisso com os mais pobres, montagem do presépio e momentos de confraternização.

Presépioconcretiza, a nossos olhos, o filho de Deus feito homem. Ali, na pobreza e na simplicidade de uma gruta, acolhido pelos mansos e humildes de coração.

A cor litúrgica do Tempo do natal – Branco. Símbolos do tempo do Natal: Luz, estrela, presentes, bandeira do divino, ícone de Maria e da Sagrada família, água perfumada, bandeira da paz.

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