[et_pb_section admin_label=”section”]
[et_pb_row admin_label=”row”]
[et_pb_column type=”4_4″]
[et_pb_text admin_label=”Text”]
No dia 26 de junho, a Arquidiocese de Vitória, por intermédio Comissão para Juventude, realizou a uma formação para jovens de todas as suas paróquias. Com base no Ano Mariano, o tema do encontro foi “Acaso Não Sabeis? Somos Jovens!” e contou com teatro, palestras, mesa redonda, debate, adoração ao Santíssimo e Santa Missa.
A formação reuniu mais de 20 paróquias e promoveu a integração entre diversos grupos de jovens, EJC’s e membros da Pastoral da Juventude. André Machado, Camila Sampaio, Diego Caldas, Iêza de Oliveira, Isadora Venturim, Júlia Brito, Mayara Augusto, Polyana Romano, Sara Cristina, Tatiane Azevedo e William Paulino representaram o Grupo de Jovens (GJ) da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Para a advogada Tatiane Azevedo, à frente da equipe de Acolhida do GJ, “a formação foi maravilhosa. Acho muito importante esse tipo de evento, pois mostra a força que os jovens vêm ganhando e o espaço que conquistaram dentro da arquidiocese”.
Quanto às dicas e diretrizes de organização passadas durante o evento, ressalta que “o grupo já vem seguindo o que foi passando na formação, que é levar a juventude pelo caminho mariano. Temos colocado isso em prática pelo Terço dos Jovens, todas as terças, que ganha mais adeptos a cada dia. Foi maravilhoso ver que estamos no caminho certo, que Maria está passando na frente e nos levando ao melhor caminho que poderíamos ir”.
Sobre a evangelização pelas redes sociais, também tema da formação, Tatiane relata que o GJ já vem se organizando nesse sentido, por intermédio da equipe de comunicação, e que a formação serviu de estímulo para continuar o trabalho.
A psicóloga Isadora Venturim afirmou que o evento foi uma oportunidade muito boa para conhecer a realidade que outros jovens estão passando dentro de suas comunidades. “Vimos que nossa Paróquia tem sido referência para as demais. Três grupos de comunidades diferentes vieram nos perguntar sobre o funcionamento de nossas atividades. Isso nos mostra que nosso grupo tem caminhado bem”, avalia.
Ela ressaltou ainda que os participantes do evento estavam bastante motivados e que todo anseio de reanimar o Grupo de Jovens veio do I Retiro Radical Jovem, realizado em dezembro de 2016. De lá veio a vontade de criar atividades semanais que incluíssem jovens dentro do grupo, tal como pelo Terço dos Jovens, que ocorre semanalmente.
“Fomos chamando outros jovens, que participavam do Terço dos Homens, por exemplo, e, em três meses, o Terço Jovem conseguiu muitos participantes. Antes, eu o via como atividade fora da realidade dos jovens e hoje esse pensamento mudou completamente. É o que nos faz crescer e ter força. Quando buscamos essa espiritualidade, conseguimos transcender e expor isso para o nosso grupo. Crescemos como equipe quando temos um encontro com Maria, com Cristo e isso é transmitido aos nossos Jovens”, afirma Isadora.
Outro ponto importante que ela ressalta, é conhecer da realidade dos outros jovens que também participaram do encontro. “Acrescentou muito ao nosso grupo, pois pudemos saber o que acontece em outras paróquias e perceber que outros jovens passam pelas mesmas alegrias e dificuldades que nós. Foi muito bom, também, saber que temos o apoio de nosso pároco, realidade diferente da relatada por algumas equipes participantes, que destacaram como isso vem prejudicando o desenvolvimento de suas atividades”.
Toda a motivação já acesa pelo Retiro Radical foi alimentada com essa formação e mais e mais projetos estão a caminho, para fortalecer ainda mais a fé e espiritualidade dos jovens da Paróquia.