Solenidade Sagrado Coração de Jesus

Celebrada sempre na sexta-feira da semana seguinte à Solenidade de Corpus Christi, a Festa do Sagrado Coração de Jesus, que neste ano será no dia 24 de junho, revive uma antiga devoção, que considera o coração de Cristo como modelo de amor, paciente e misericordioso pelos pecados dos homens.

No Calvário o soldado abriu o lado de Cristo com a lança. Aberto o seu coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia. Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor. Por isso, encerrando uma conjunto de grandes Festas (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi), a liturgia nos leva a contemplar o Coração de Jesus.

A festividade foi instituída em 1856 pelo Papa Pio IX, quando já estava expandida por diversas localidades.

Em 1670, São João Eudes introduziu a primeira festa pública do Sagrado Coração. Três anos mais tarde, Santa Margarida Maria de Alacoque começou a ter uma série de revelações que a levaram à santidade e ao impulso de formar uma equipe de apóstolos desta devoção.

Foi diante do Santíssimo Sacramento exposto que ela recebeu as revelações do Sagrado Coração; foi na Hóstia Santa que Jesus se lhe apresentou com o Coração entre as mãos, dizendo estas adoráveis palavras, o mais eloquente comentário de sua presença eucarística: “Eis o Coração que tanto amou os homens”.

Ainda hoje, o Apostolado da Oração ao Sagrado Coração de Jesus zela por essa devoção e a propaga pelo mundo inteiro. Em nossa paróquia, toda primeira sexta-feira do mês acontece a Adoração seguida de missa votiva ao Sagrado Coração.

Apostolado da Oração em nossa Paróquia

Muitos Santos veneraram o Coração de Jesus. Santo Agostinho disse: “Vosso Coração, Jesus, foi ferido, para que na ferida visível contemplássemos a ferida invisível de vosso grande amor.”

Segundo o Papa Francisco, “ Deus nos dá a graça, a alegria de celebrar no coração de seu Filho as grandes obras de seu amor. Podemos dizer que é a festa do amor de Deus em Jesus Cristo, do amor de Deus por nós, do amor de Deus em nós.”

No hino de ação de graças da liturgia desta festa a Igreja canta que “deste coração aberto, sacrário da divina misericórdia, jorra-nos torrentes de misericórdia e de graça”, segurança e paz para as almas puras e refúgio seguro para os pecadores penitentes.

O culto ao Coração de Jesus é um culto de latria, de adoração ao amor de Deus na entrega de seu Filho, ao amor do Coração de seu Filho Jesus e que nos leva a ação de graças, suplica e reparação, a atos de piedade e de apostolado para sua glória.

Conheça as 12 promessas do  Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque:

1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;8° Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
12ª Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Oração de Consagração:

Este é meu propósito definitivo, único, ser todo d’Ele, e fazer tudo por amor a Ele, e ao mesmo tempo renunciar com todo meu coração qualquer coisa que não lhe compraz, além de tomar-te, Ó Sagrado Coração, para que sejas ele o único objeto de meu amor, o guardião de minha vida, meu seguro de salvação, o remédio para minhas fraquezas e inconstância, a solução aos erros de minha vida e meu refúgio seguro à hora da morte.

Seja, Ó Coração de Bondade, meu intercessor ante Deus Pai, e livra-me de sua sabia ira. Ó Coração de amor, ponho toda minha confiança em Ti, temo minhas fraquezas e falhas, mas tenho esperança em Tua Divindade e Bondade.

Tira de mim tudo o que está mal e tudo o que provoque que não faça Tua santa vontade, permite a Teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração, para que eu não me esqueça nem me separe de Ti.

Que eu obtenha de Tua amada bondade a graça de Ter meu nome escrito em Teu coração, para depositar em Ti toda minha felicidade e glória, viver e morrer em Tua bondade. Amém.

Texto de Santa Margarida Maria Alacoque

Oferecimento:

Meu dulcíssimo Jesus, que em Vossa infinita e dulcíssima misericórdia prometestes a graça da perseverança final aos que comungarem em honra de Vosso Sagrado Coração as nove primeiras sextas feiras do mês seguidos: recordai a Vossa promessa, e a mim, indigno servo Vosso, que acabo de receber-Vos sacramentado com este fim e intenção, concede-me que morra detestando todos os meus pecados, esperando em vossa inefável misericórdia e amando a bondade de vosso amantíssimo Coração. Amém.

Coração de Jesus, casa de Deus e porta do céu, tende piedade de nós.

Pai nosso…

Coração de Jesus, rico em todos os que vos invocam, tende piedade de nós.

Pai nosso…

Coração de Jesus, esperança dos que morrem em Vós, tende piedade de nós.

Pai nosso…

R: Amém

Sagrado Coração de Jesus, temos confiança em vós!

 

Compartilhar

Instagram