Celebramos, no dia 2 de novembro, o Dia de Finados ou a comemoração dos fiéis defuntos. Esse dia não deve ser de tristeza, mas de saudade, lembrando daqueles que passaram por nossas vidas e que agora estão na eternidade ao lado de Deus.
Celebrar o Dia de Finados é celebrar a certeza na ressurreição. O próprio Jesus nos garantiu, quando Ele próprio venceu a morte, que prepararia um lugar no céu. Que possamos crer que nossos irmãos que morreram, continuam vivos, intercedendo por nós ao lado de Deus. Conforme rezamos em nossa profissão de fé: “Creio na ressurreição da carne, creio na vida eterna”.
A comemoração dos fiéis defuntos é celebrada um dia após a festa de todos os Santos, no calendário universal da Igreja, “para mostrar que as duas festas litúrgicas estão ligadas intimamente pela fé e pela esperança no destino eterno da criatura humana”.
Nesse dia de recordação, a Igreja oferece a possibilidade de alcançar indulgência plenária em favor dos fiéis falecidos. “Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do purgatório, a remissão das penas temporais, sequelas dos pecados” (Catecismo da Igreja Católica, 1498).
Participe da Santa Missa na Matriz Perpétuo Socorro, neste sábado, dia 2 de novembro, às 9 horas.
Atenção: nesse dia não haverá Missa às 17h30 na Matriz.