A arte do louvor: celebramos o dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos

22 de novembro é dia de celebrar o dia do músico, momento de agradecer também a padroeira destes profissionais, Santa Cecília.
Santa Cecília é sempre representada nas pinturas sacras tocando instrumentos musicais e/ou cantando. É uma das mártires dos primeiros séculos mais venerada. Ao longo de sua vida conseguiu converter não só o marido, como também vários outros fiéis ao caminho de Deus.
Para lembrar da memória da mártir e homenagear também os músicos da Perpétuo Socorro convidamos Silvana Siqueira, servidora pública que hoje está como coordenadora paroquial da música para falar sobre esse ministério.
À respeito da estrutura da música na paróquia a coordenadora reforça que cada comunidade tem seus grupos e um grupo paroquial é formado unindo músicos das três comunidades. Este ministério serve a Perpétuo Socorro nas missas paroquiais – sejam elas celebradas na praia ou na matriz – e nos momentos solenes da Igreja.
Sobre a função da música na Liturgia da Igreja Silvana ressalta: “Ela tem o papel primordial no serviço da comunidade. É a música quem abre as portas da igreja e das graças derramadas. Uma música bem preparada e ensaiada é fundamental para que a palavra seja semeada nos corações dos fiéis. Não é simplesmente cantar. É cantar a Liturgia, aquilo que é temático do dia. E para isso é necessário uma grande investimento em formações e estudos”, enfatiza a coordenadora.
Ao falar sobre a atuação no ministério de música na paróquia a coordenadora pontua: “Não me sinto meramente voluntária, sou serva e me coloco à serviço da comunidade. Serva no sentido de que tudo o que tenho e o que faço vem como dom dado por Deus. Não podemos enterrar os talentos oferecidos por Ele a nós. É preciso colocá-los à serviço para que sejam cada vez mais multiplicados”.

Compartilhar

Instagram