Em busca de uma melhor qualidade de vida conversamos com paroquianos que nos auxiliam em busca de mais saúde
Por Ana Carolina Ronchi – Agência Kharis
O verão e o carnaval são datas tradicionais que fazem multidões irem à academia. A nossa proposta de hoje é que, muito mais do que malhar em “ocasiões especiais” você encontre mais saúde e qualidade de vida durante todo o ano. Para ajudar, buscamos alguns fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que podem dar valiosas dicas sobre uma vida mais saudável.

Ao falar sobre mudança de hábitos a nutricionista Dilciene Avanza reforça que começar um projeto de vida saudável é uma tarefa difícil, mas não impossível. A palavra-chave para a profissional é “planejamento”. “Se fizermos alguns ajustes na nossa rotina é possível sim, nos livrarmos dos hábitos ruins que vamos levando durante toda a vida. Por exemplo, você chega em casa cansada(o) à noite e sabe que o ideal é fazer uma refeição leve, mas pelo stress do dia possivelmente vai optar por uma refeição que não é a mais saudável. No dia seguinte seu café da manhã só terá biscoitos. Por quê? Porque não houve tempo de passar no supermercado e isso é reflexo da falta de planejamento. É preciso que dediquemos mais tempo à nossa saúde”, esclarece a nutricionista
A profissional reforça que buscar resultados milagrosos é sempre um risco iminente. As consequências podem ser graves como a perda de massa muscular, baixa imunidade, queda de cabelo, carência de vitaminas e minerais, flacidez, fraquezas, depressão, diabetes entre outros.
Para quem planeja começar do jeito certo o cuidado com a saúde Dilciene oferece algumas dicas: “adote uma rotina de exercícios físicos; em casa livre-se das comidas que poderão burlar sua reeducação alimentar; e, acima de tudo, organize a sua rotina. O ideal é sempre procurar um nutricionista para que esse profissional faça um plano alimentar que será único e exclusivo para cada indivíduo”, conclui Dilciene Avanza.

Quem também colabora diariamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas é a professora de educação física Suzana Rosi. A profissional ressalta que todos os anos repete-se o ciclo: as pessoas somem da academia depois do carnaval e retornam apenas quando o verão está próximo. Suzana enfatiza que a atitude é prejudicial: “O nosso corpo é uma máquina e, embora ele seja adaptável, se não o respeitarmos você vai acabar se lesionando”.
Para a professora o segredo para um novo estilo de vida está no comprometimento. “Não adianta procurar os profissionais e pagar uma academia se a pessoa não se comprometer em manter uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios. Para que vire um hábito comece sem pressa, procure profissionais responsáveis e compartilhe seus hábitos alimentares com aqueles que vivem com você, isso torna tudo mais fácil. Pense de forma mais futurista: eu quero ficar bonita para o casamento no fim do ano ou quero ficar bem para o resto da vida, envelhecer com qualidade, com saúde, com as taxas dos exames em dia? Entenda que você estará investindo em você mesmo”, reforça Suzana Rosi.
Exemplo do comprometimento citado por Suzana é o da sua própria filha, a médica Brenda Walter Rosi, que optou por uma mudança de rotina em prol de uma maior qualidade de vida:

“Apesar de ter uma família voltada a esse universo – minha mãe ter uma academia e eu atuar na área da saúde – eu era uma pessoa completamente sedentária. Decidi mudar meus hábitos de vida logo depois que formei. Com a rotina de plantão e acabar tendo que comer fora de casa eu engordei 5 kg em um mês e isso para mim foi assustador. Sabendo da importância de cuidar da saúde eu tinha a consciência que precisava melhorar esse quadro. Procurei um personal trainer, uma nutricionista e uma fisioterapeuta. Depois dessa reeducação minha disposição tanto para o trabalho quanto para o estudo melhorou muito. Hoje eu já não vivo sem a atividade física, me faz sentir muito mais preparada para seguir o dia e realizar minhas tarefas”, conclui Brenda Rosi.
Os depoimentos acima demonstram que, independente da época sempre é tempo de cuidar da saúde, afinal, ela é nosso bem precioso. Que passe o verão e o carnaval, mas o foco em uma melhor qualidade de vida sejam constantes!