Nova versão do aplicativo NSPSocorro está no ar

Levar os paroquianos a uma nova experiência com Cristo através da internet é o objetivo do investimento em tecnologia

Por Fábio Machado – Agência Kharis

Enquanto teóricos da comunicação como Marshall McLuhan apresentam  o conceito de mídia como extensão do homem e o gaúcho Moisés Sbardelotto aponta o virtual como “bios”, local de vida  e interatividade, paroquianos da Praia da Costa colocam em prática o uso do celular para evangelização, potencializando-o como ferramenta importantíssima para relacionamento, planejamento e sobretudo vida missionária.  O que fazem tem muito a ver com que defende esses dois pensadores.

A nova versão do aplicativo vem com layout leve, intuitivo, e conteúdo muito especial, preparado pela Pastoral da Comunicação com notícias, fotos, horários de missas, bem como a possibilidade de devolver dízimo e fazer doações em prol da evangelização.

Andrea Almeida Martins da Pastoral da Liturgia

O aplicativo  é o “rosto” ou “casa”  da Paróquia no “continente digital”, um local para evangelizar e também alimentar da Palavra de Deus, é o que nos esclareceu Andrea Almeida Martins – Pastoral da Liturgia.  “Nós podemos desfrutar da tecnologia diária nas mãos, tudo isso tem que nos levar a celebrar o mistério pascal de Cristo (…) a palavra de Deus em nossa mão é muito importante e nos auxilia também em nossa vivência,  a alimentar a nossa fé. Um exemplo é quando eu acordo e posso ler o que a liturgia daquele dia quer nos mandar enquanto mensagem. Isso vai alimentando a nossa fé, e nos fortalece, para que a evangelização aconteça. Mas sempre tendo consciência de viver em comunidade”, destacou  Andrea.

Uma outra pessoa que usa aplicativo no seu cotidiano é Dulce Maria Rocha Vieira, membro da Oficina e Vida. “ O fundamento da oração está na Palavra, eu uso o aplicativo rezando a partir da liturgia diária, e algumas vezes  leio alguma interpretação daquele texto. Certa vez eu li uma homilia de João Paulo II, sempre me enriquece”, entretanto Dulce alertou quanto ao uso do celular na oração. “A oração precisa de concentração, não é possível dividir com outros aquele momento, às vezes estou degustando a Palavra quando chega uma mensagem da minha filha em uma notificação, é preciso tomar cuidado para não distrair” alertou.

Iluska Caliman Perim – Vicentinos.

Até a caridade pode ser feita no ambiente virtual. Iluska Caliman Perim, presidente dos Vicentinos da Conferência Nossa Senhora do Perpétuo Socorro partilha como é importante  utilizar o virtual. “ A internet nos auxilia muito na divulgação de nossos trabalhos. antes da internet ou Whatsapp as pessoas não tinham muitas informações sobre os vicentinos e como trabalhamos, e esses meios vieram nos ajudar, principalmente nas campanhas de arrecadação” frisou. Questionada sobre se haveria possibilidade de também utilizar o aplicativo da paróquia para mobilização social a resposta foi um sonoro “sim”. Que bom, sinal de novos tempos na Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro.

Lembra dos teóricos Marshall McLuhan e Moisés Sbardelotto?  Pelo que foi narrado, podemos afirmar que sim, cada dia mais a mídia é extensão do homem  e o virtual é “bios” . Que venham mais novidades nessa seara que produz tantos frutos.

Compartilhar

Instagram