Devolução do dízimo pela internet é uma realidade em nossa Paróquia

Com o aplicativo é possível acessar notícias, fotos e, sobretudo, auxiliar na evangelização através da doação do dízimo online.

Por Fábio Machado e Ana Carolina Ronchi  – Agência Kharis

Atire a primeira pedra aquele que não fica um bom tempo no celular, seja atualizando as redes sociais ou utilizando aplicativos. Atenta a essa realidade a Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro apresentou aos fiéis uma nova versão do aplicativo com muitas novidades – o que agradou os paroquianos que utilizam a ferramenta para se informar e contribuir com o dízimo.

Guilherme Perini Gujanwski com sua esposa e filhos.

Para falar sobre a importância do aplicativo para a missão paroquial conversamos com Guilherme Perini Gujanwski, atual coordenador paroquial da Pastoral do Dízimo. Confira a entrevista:

Qual a importância do dízimo para evangelização?

O dízimo é uma corresponsabilidade do fiel com a igreja. No entanto, existe ainda muita desconfiança ou desconhecimento.  Veja que, se nós olharmos historicamente, no Antigo Testamento, o dízimo era uma lei. Com a vinda de Jesus percebemos que Ele sempre incentivou seus seguidores a investir na missão, não como uma obrigação, mas fruto da bondade de seu coração. Eu particularmente gosto muito de uma campanha de divulgação da pastoral do dízimo que utiliza três verbos para explicar quais são as aplicações do dízimo na Igreja. São eles: celebrar, partilhar e evangelizar. 

Como a paróquia procura viver esses três verbos? 

Em nossa realidade vivemos o celebrar nas missas. Tudo que é necessário para realizar as celebrações como, por exemplo, o material litúrgico, a energia gasta com ar condicionado e toda manutenção das comunidades só é possível graças ao Dízimo ofertado pelos fiéis.

O partilhar é quando enviamos percentuais para a Mitra Diocesana, o Seminário Arquidiocesano e a Fundação Nossa Senhora da Penha (além das áreas pastorais e do fundo para assessoria dos padres aposentados). Também são realizadas ações sociais, como os vicentinos e a Pastoral da Saúde, por exemplo, que se localiza no Centro Paroquial.

Já o evangelizar pode ser visto na manutenção do Centro Pastoral, das salas e do auditório – onde prestamos serviços como Catequese, Perseverança e a Crisma. Funcionários de nossa paróquia também são remunerados graças ao nosso dízimo. Muitos encontros de evangelização tais como os de jovens, casais, idosos e crianças utilizam recursos da paróquia que foram e são adquiridos com o Dízimo.  

Esses verbos poderiam ser mais bem praticados se tivéssemos uma maior regularidade com as contribuições do Dízimo. Veja que, ao longo de 2019 tivemos 1.265 dizimistas cadastrados, porém, em nenhum mês do ano anterior esse número passou de 700, que foram aqueles que efetivamente contribuíram. O compromisso regular com o Dízimo iria permitir ações mais regulares com aqueles que mais precisam.

Qual sua percepção da adesão dos paroquianos para a devolução do dízimo pelo aplicativo?

Metade dos dizimistas do aplicativo são novos, nunca haviam contribuído antes.  Alguns migraram para a plataforma e estão mantendo uma regularidade, isso é excelente! Em dezembro, em torno de 15% dos dizimistas que contribuíram o fizeram pelo aplicativo.  Este número tem aumentado.

Hoje, o paroquiano pode também após a primeira doação escolher a possibilidade de colocar como recorrente, ou seja, todos os meses o próprio sistema enviará para ela o boleto ou o valor a ser doado via cartão de crédito. À medida que as doações se tornarem recorrentes a paróquia terá mais compromissos regulares e projetos muitos maiores.

 

O aplicativo NSPSocorro pode ser encontrado nas lojas oficiais Play Store e Apple Store.

 

 

Compartilhar

Instagram