9.º Muticom – Homilia de Dom Darci Nicioli

“Precisamos ir de uma pastoral centrada em conteúdo para uma pastoral voltada às necessidades das pessoas”.

Essas foram algumas das palavras proferidas pelo bispo auxiliar de Aparecida (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Dom Darci José Nicioli, na Santa Missa de abertura do segundo dia de atividades do 9º Muticom.

Dom Darci ressaltou o papel dos comunicadores: _ Apresentar Jesus, a exemplo de Maria, precursora na evangelização. “Se não podemos concebe-lo, ainda assim podemos gerar para Deus muitos filhos na fé.” Ele ainda fez memória a Nossa Senhora do Carmo e seu escapulário, cuja memória é celebrada no dia de hoje (16/07).

Dom Darci também falou da crise econômica que vivemos no país. Para o bispo “a crise econômica é reflexo de uma crise maior, de valores e princípios e é contra esse mal que precisamos lutar, construindo uma sociedade justa e fraterna”. Somos todos chamados a exemplo de Paulo, combater o bom combate.

Em sua homilia, conclamou os comunicadores católicos a ouvir as inquietações do povo afirmando que “quem não se inquieta, não comunica”. Lembrando as palavras do Papa Francisco, disse que o anúncio deve ser feito a partir de da vivência do comunicador e que promovam uma pastoral de testemunho. “Que a nossa comunicação esteja a serviço da cultura do encontro com Deus, com os outros e com nós mesmos para sermos testemunhos”, concluiu.

Comentário: Soeli Uliana

Compartilhar

Instagram