/
/
Gratidão

Gratidão

Por Pastoral da Comunicação

Por: Pascom

“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (I Tessalonicenses 5,18)

“Recebi uma graça”; “ele é engraçado”; “graças aos céus”; “ela é uma graça”; “leve de graça”. São muitos os sentidos da palavra graça, mas, para os cristãos, reconhecer as graças que Deus opera em nossas vidas, ou seja, ser grato, é uma das características mais importantes da fé.

Devemos ser gratos pela vida e pelos cuidados de Deus para conosco; pela ceia eucarística e a salvação realizada em Jesus; pela possibilidade de participar da Igreja; pelos nossos amigos e nossa família; pela oportunidade de aprender e trabalhar; pelos bens conquistados; pela nossa capacidade de superação; pela nossa casa, o planeta Terra; pela busca por uma sociedade justa e feliz.

Gratidão e Sofrimento 

Gratidão e louvor andam sempre juntos; quem é grato, louva. Louvar é aplaudir, é elogiar. Quando louvamos a Deus, estamos declarando nossa gratidão, e reconhecendo que ele é bom, e o que ele faz é sempre o melhor para nós.

Mas não devemos ser gratos apenas pelas coisas boas da vida. Paulo aprendeu a ser grato apesar de todas as dificuldades: “Tanto sei estar humilhado, como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4, 11-13).

O paroquiano Benedito de Souza Moraes louva a Deus por uma graça recebida em um momento em que nem os médicos acreditavam em sua recuperação: ” Fui diagnosticado com Covid e fiquei internado 11 dias no hospital. Meus exames, estavam péssimos, com altíssimo nível de infecção, baixa oxigenação. Tinha muito medo de ir para a UTI e ser intubado, mas aos poucos fui sentindo as orações chegando até a mim e me sustentando. Sou muito devoto de Nossa Senhora e sei que meus amigos intercederam a Maria e ela intercedeu a Jesus por minha recuperação. Hoje só posso agradecer a Deus, a Nossa Senhora e a todos que oraram por mim.”

Benedito: Gratidão a Deus e a Nossa Senhora por sua recuperação

Quando expressamos gratidão a Deus, inclusive nas dificuldades, estamos deixando o egoísmo de lado, estamos deixando de dar prioridade a nossos problemas. Aquele que ama a Deus pode sempre encontrar benefício no sofrimento: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8,28).

Aprender a viver contente não significa parar de buscar o que é melhor. Apenas significa que enquanto o melhor e o maior não chegam, você é grato por aquilo que você tem, por aquilo que Deus faz chegar à suas mãos.

João Paulo: Sou grato por entender que precisamos de muito menos que imaginamos

Assim foi a experiência vivida pelo recém formado médico, João Paulo Moulin Auad: “Hoje sou grato por enxergar que precisamos de muito menos do que imaginamos para sermos felizes e alcançarmos nossos objetivos. Nunca pensei que minha colação de grau seria online e que não poderia comemorar minha formatura em uma festa, repleta de familiares e amigos, mas entendi que o importante foi feito. Passei por momentos de muita tensão, principalmente no início da pandemia, com as uti´s e enfermarias lotadas, o medo de contrair o vírus era muito grande. Mas foi um tempo em que coloquei minha vida espiritual em dia, participando das missas tão logo foi possível e encontrando na eucaristia a força para seguir em frente!”

E como agradecer em meio a tantas conturbações que a humanidade vive? O Padre Ruan Coutinho, que fez seu estágio em nossa Paróquia e hoje está em missão no estado do Pará, dá a dica: “A gratidão não é fruto somente de quando as coisas vão bem, mas a gratidão é fruto da certeza que todos as coisas concorrem para o bem dos que confiam no Senhor e sabem que suas vidas estão nas Mãos dEle. Foram anos sonhando com este tempo propício da ordenação diaconal, imaginando a Catedral com as tantas pessoas que fazem parte da minha vida. Entretanto, no meio do caminho tinha uma pandemia. Este momento de alegria mas também com lapsos de frustação me fez ir a raiz e verificar o real sentido da vocação a qual eu sou chamado e a missão do ministério ordenado. É padecer com Cristo para como Ele viver a Páscoa, fazer as vezes de Cristo. Este tempo de pandemia foi também um grande retiro espiritual e de cuidado.  Minha gratidão a Deus que tem conduzido minha vida e renovado essa certeza em meu coração. Meu coração está com a alegria cristã: vibrante e serena. Como Maria eu digo “A minh’alma engrandece o Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador” (Lc 1,46-47).

    Seminarista Ruan Coutinho: gratidão é fruto da certeza de que todos as coisas concorrem para o bem dos que confiam no Senhor

Gratidão e felicidade: um estudo da neurociência

A neurociência tem relacionado o sentimento de gratidão com a felicidade: quando uma pessoa se sente grata, o cérebro entende que algo positivo está acontecendo e libera dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. A dopamina melhora a atividade motora, o comportamento e a atenção. Ela motiva as pessoas a irem em busca de seus objetivos e sonhos.

Uma pesquisa nos Estados Unidos mostrou que ser grato melhora o sono, diminui a fadiga e reduz os indícios inflamatórios da saúde cardíaca. No Brasil, um estudo apontou que os mais gratos ficam menos tempo internados no hospital em relação a quem não demonstra o sentimento.

Quando o indivíduo possui a capacidade de se sentir grato pelas coisas que acontecem em sua vida, ele passa a ter expectativas positivas, passa a valorizar seus acertos, tirando o foco das falhas e tropeços cometidos. A gratidão atua como uma armadura, que protege a pessoa de emoções negativas, como arrependimento, frustração e decepção.

O VÍNCULO DA GRATIDÃO

A palavra gratidão significa literalmente graça. Não há obrigações, tudo é feito porque simplesmente é importante fazer algo pelo outro. Assim, praticar a gratidão é o exercício de querer fazer o bem sem esperar recompensa e de reconhecer como agradável tudo o que ocorre em nossa vida.

Mas há muita gente que não reconhece o que o outro fez: “Você não fez mais do que a sua obrigação!”. “Que falta de consideração!”, costuma ser a queixa de quem percebe a ingratidão no outro.

São Tomás de Aquino, na Suma Teológica, considera que o primeiro grau da gratidão é reconhecer o benefício recebido, o segundo seria louvar e dar graças, e por fim, retribuir de acordo com suas possibilidades. Neste sentido, faz muito sentido dizer “Obrigado!” É a forma de dizer “fico-lhe ligado pelo favor que me fez”. É criar um vínculo de gratidão.

Uma alma agradecida está de acordo com a presença de Deus nas pequenas coisas da vida, esses pequenos milagres e glórias que nos rodeiam. Os olhos de quem tem fé veem centenas de motivos para bendizer a Deus pelo dom precioso da vida. A ação de graças é uma força espiritual que carrega em si o poder de mudar atmosferas, ambientes e circunstâncias manifestando a ação de Deus em nossas vidas.

Compartilhar:

Outras notícias

Avisos Paroquiais
Nosso evento Cristo Nossa Praia está chegando, ele acontecerá nos dias 31de janeiro e 02 de fevereiro, e este ano temos uma novidade, a
Avisos Paroquiais
 Estão abertas as inscrições para as Duplas Missionárias!  As Missões Populares 2025 já estão sendo preparadas, e você é nosso convidado especial para participar
Avisos Paroquiais
Quatro anos de fé, serviço e dedicação: uma homenagem ao Padre João Hoje celebramos com alegria e gratidão os 4 anos de ordenação sacerdotal
Notícias da Paróquia
Estão abertas as inscrições para catequese infantil na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As vagas são destinadas a crianças de 8 a 10

Continue navegando:

Liturgia Diária

Acompanhe todas as notícias e publicações referentes à arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe todas as notícias e publicações referentes à arquidiocese.

Horário de Missa

Acompanhe todas as notícias e publicações referentes à arquidiocese.

Palavra do Pároco

Acompanhe todas as notícias e publicações referentes à arquidiocese.