/
/
Então é Natal!

Então é Natal!

Por Pastoral da Comunicação

Sim, é Natal. Isso fica visível e concreto quando, ao contemplarmos ruas, praças, lojas e casas, nos deparamos com luzes, cores, brilhos, papai Noel, em nosso dia-a-dia, cada vez mais cedo. O comércio anuncia o Natal no mês de outubro para aguçar as vendas e aquecer os lucros. Nossas crianças são bombardeadas por opções de brinquedos, jogos e outros e os adultos frente às ofertas e promoções, fazem conta para ver se o décimo terceiro vai comportar tudo o que está sendo desejado.

Mas, qual é o verdadeiro sentido do Natal? Será que, como cristãos, nos fazemos esta pergunta e ao obtermos respostas buscamos conscientizar nossos filhos, os filhos de nossos filhos e a nós mesmos?

É bem verdade que este tempo natalino nos envolve e provoca em nós o querer solidário, nos torna mais ternos e sensíveis ao outro. Mas, só isso não é suficiente para que o reino aconteça plenamente em nosso meio.

Como cristãos, temos que resgatar em nossos lares e comunidades o verdadeiro sentido do Natal, que deve se estender por toda a nossa caminhada enquanto filhos amados do Pai, que enviou para nós o Salvador, que nos deixou a missão de continuar a preparar os caminhos do Senhor até que Ele volte.

Ao comemorarmos o Natal, celebramos a manifestação de Deus em nossa humanidade: O verbo se fez um de nós (Emanuel). Nele somos participantes da vida divina, filhos e filhas de Deus, “Neste dia começa a brilhar para nós o dia da nossa redenção” (Leão Magno). Essa manifestação os cristãos celebram na presença de Nosso Senhor Jesus Cristo nas celebrações natalinas.

Nascimento do sol invicto; Deus se faz homem por nós; Um menino nasceu para nós; Veio morar entre os seus, nos diz (Jo 1,11) Um homem como nós; O nascimento de Jesus desponta como principal marco da história da humanidade; Deus se apresenta como presente para o mundo, “envolto em panos” (Lc 2,12); A encarnação humaniza Deus e diviniza a humanidade. O mundo traz em seu bojo o mistério da vida divina, à qual é chamado a acolher e aderir conscientemente, e de forma plena. A partir deste núcleo comum, a paz é possível.

Nossa atitude espiritual deve ser de ternura, amor filial e fraterno, adoração do divino no humano e vice-versa, elevação, gratidão, alegria, gratuidade. Abrindo-nos para o mistério da encarnação. Assumindo nossas fragilidades.

CELEBRAR A LUZ QUE ILUMINA A HUMANIDADE

“A luz brilha nas trevas”. Celebrar o Natal não é abrir um arquivo e desempoeirar a narrativa dos fatos. Não é estudar e memorizar os acontecimentos de tempos passados. Não é contar uma fábula para crianças, carregada de folclores. Ao contrário, é viver a presença de Deus no seio da história, sentir sua presença e ser fiel aos seus ensinamentos. Deus se encarna em todo ato de amor e é celebrado cada vez que voltamos nosso espírito a Ele e aos irmãos necessitados nosso coração. Celebrar o Natal é ter presente a manifestação do amor de Deus para conosco, é a verdade de Deus em meio a tantas discórdias e desafios que a vida apresenta.

Deus, o Emanuel, encarnado é apresentado como luz do mundo, que ilumina todo aquele que crê e busca a sua face. A celebração do Natal exalta ainda a participação de Maria no desvelar do mistério da encarnação e une, por meio dela, a comunidade celeste. Assim, Deus armou sua tenda no coração da humanidade e quer que celebremos todos os momentos de nossa vida, fazendo o mistério de Deus ser realizado em nossa vida hoje. É trazer para junto da humanidade a paz, a união, a felicidade, que só podem existir com Jesus, e em Jesus por Jesus. Como diz a Bíblia: “JESUS É A NOSSA PAZ”. “Quem nos revelou Deus foi o Filho único, que está junto ao Pai”. ( Jo 1,17 ).

O Natal tem ainda uma grande força de apelo para todos, e esta ocasião não pode ser deixada de lado, a fim de que o homem, a família, a sociedade vejam a luz da mensagem do Evangelho. A natividade do Senhor é a grande festa do homem porque é a festa de Deus que se faz homem. A celebração do Natal não pode ser, então, desperdiçada em recordações sentimentais ou discursos polêmicos, mas valorizada como Dom de amor, de verdade e de esperança para todos os homens do nosso tempo.

Que o Menino de Belém derrame em nosso coração a sua alegria nos faça mensageiros de seu evangelho. (Cf. Benção para o Natal do Senhor, Missal Romano)

 

Compartilhar:

Outras notícias

Avisos Paroquiais
Nosso evento Cristo Nossa Praia está chegando, ele acontecerá nos dias 31de janeiro e 02 de fevereiro, e este ano temos uma novidade, a
Avisos Paroquiais
 Estão abertas as inscrições para as Duplas Missionárias!  As Missões Populares 2025 já estão sendo preparadas, e você é nosso convidado especial para participar
Avisos Paroquiais
Quatro anos de fé, serviço e dedicação: uma homenagem ao Padre João Hoje celebramos com alegria e gratidão os 4 anos de ordenação sacerdotal
Notícias da Paróquia
Estão abertas as inscrições para catequese infantil na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As vagas são destinadas a crianças de 8 a 10

Continue navegando:

Liturgia Diária

Acompanhe todas as notícias e publicações referentes à arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe todas as notícias e publicações referentes à arquidiocese.

Horário de Missa

Acompanhe todas as notícias e publicações referentes à arquidiocese.

Palavra do Pároco

Acompanhe todas as notícias e publicações referentes à arquidiocese.