A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro comunica que estão abertas as inscrições para jovens a partir de 15 anos que desejam receber o Sacramento do Batismo. O prazo para as inscrições é até o dia 29 de Agosto. Não perca esta oportunidade de receber este Sacramento tão importante para a vida de cristão da Igreja.
Já dizia Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, que “pelo Batismo somos mergulhados nas águas que comunicam o Espírito Santo, pelo qual fomos incorporados a Cristo para sermos interiormente transformados por Ele”.
Saiba mais sobre o Sacramento
Jesus não precisava ser batizado, mas ele se humilhou recebendo o Batismo de João, um Batismo de conversão para demonstrar que pela sua paixão, morte e ressurreição, todos nós receberíamos a salvação.
Pelo Batismo, somos mergulhados nas águas que comunicam o Espírito Santo. Por isso, na Festa do Batismo do Senhor revivemos a nossa consagração batismal, pela qual fomos incorporados a Cristo e é isso que pedimos na oração do dia da Missa. Em virtude do Batismo, somos chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo. Ensina o Documento de Aparecida, em seu nº 209, que: “Os fiéis leigos são os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei.
Realizam, segundo a sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo. São homens da Igreja no coração do mundo e homens do mundo no coração da Igreja.” “Enquanto batizado, o homem deve sentir-se enviado pela Igreja a todos os campos de atividade que constituem sua vocação e missão, para dar testemunho como discípulo e missionário de Jesus Cristo…” (nº 460 do DdAp).
Os que recebem o Sacramento do Batismo tornam-se partícipes da morte e ressurreição de Cristo, iniciam com Ele a aventura jubilosa e exaltante do discípulo. A liturgia apresenta-a como uma experiência de luz. Por ocasião do batizado é entregue a cada um uma vela acesa no Círio Pascal.
Neste significativo gesto litúrgico, a Igreja afirma: “Recebei a luz de Cristo!” Sob esta luz deverão caminhar por toda a vida os batizados que, seguindo o exemplo de seus pais, padrinhos e madrinhas, serão sempre iluminados pelo Cristo, luz que se manifestou ao mundo…
Dom Orani João Tempesta Arcebispo do Rio de Janeiro – RJ
Fonte: CNBB