Nesse ritmo de encerramento do ano fazemos o balanço do que aconteceu nas comunidades em 2019 e o que podemos esperar dos meses que virão
Por Ana Carolina Ronchi – Agência Kharis
Fim de ano é sempre época de retrospectivas: lembramos dos eventos passados, dos planos que concretizamos e daquilo que ainda é preciso realizar. Assim sendo, queremos estar por dentro também de tudo o que aconteceu em nossa paróquia. Quais as principais iniciativas das comunidades em 2019? O que é planejado para 2020? Para responder essas dúvidas recorremos aos coordenadores das três comunidade da Paróquia Perpétuo Socorro – Lauro Fassarella (da matriz, Comunidade Perpétuo Socorro), Ana Lúcia Pin (Comunidade Santo Antônio) e Marisa Merçon (Comunidade Santa Luzia).
O primeiro ponto de análise para os coordenadores foi: encerrando o ano, qual é o balanço da comunidade para 2019? Quais foram as vitórias conquistadas nesses últimos 12 meses?
Lauro Fassarella, Comunidade Perpétuo Socorro – Temos sempre de agradecer a Deus e a intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro por mais um ano de intensas atividades realizadas em nossa comunidade. Sempre sob a direção e dinamismo de nosso pároco, Padre Anderson Gomes, muitas vitória foram alcançadas nas diversas pastorais, grupos e movimentos. Nosso planejamento pastoral do ano de 2019, está sendo realizado em sua integralidade, levando evangelização, caridade e oração não somente para nossa comunidade, mas também para as comunidades irmãs, sendo esta a nossa maior vitória. Estes êxitos são frutos da combinação entre o nosso Pároco e os mais de 500 irmãos que, com dedicação e carinho servem em nossas pastorais, grupos e movimentos.
Ana Lúcia Pin, Comunidade Santo Antônio – A Comunidade tem muito a agradecer a Deus por tudo que realizamos neste ano. Avançamos em nossa obra conquistando o telhado que era o objetivo inicial. Porém, mais do que a parte física da obra nossa maior conquista é a unidade cada vez mais sólida, com novas pessoas se engajando nas atividades pastorais, dando sentido à nossa missão evangelizadora.
Colhemos muitos frutos durante este ano: a investidura de um novo cerimoniário; a preparação e a investidura de novos ministros de eucaristia; a união e alegria das equipes na realização de variados eventos em prol da nossa construção; e uma ação de Espírito Santo que há tempos desejávamos: o início da Adoração ao Santíssimo na última segunda-feira de cada mês preparada pelo grupo de oração.
Marisa Merçon, Comunidade Santa Luzia – O balanço é positivo. E isso é resultado de muito trabalho, organização e doação das equipes e da comunidade como um todo. Nesses 12 últimos meses nós conseguimos aumentar a participação dos movimentos de fiéis nas missas; tivemos um aumento considerável no número de dizimistas em Santa Luzia; além disso, foi também em 2019 que conseguimos adquirir uma nova aparelhagem de som e recebemos a doação de um novo data show.
O segundo ponto a se pensar é relativo ao período do Advento. Como se preparar para viver a celebração da vinda do Senhor? Como a comunidade tem se preparado para isso?
Lauro Fassarella, Comunidade Perpétuo Socorro – Para que possamos viver esse momento em sua totalidade devemos estar atentos a algumas práticas, entre elas podemos citar: manter-se vigilante na fé e na oração; colocar a vida no caminho traçado por Deus, no projeto divino de salvação, ou seja, na vontade salvífica do Senhor; ser testemunha da alegria que Jesus Salvador nos traz com caridade afável e paciência para com os outros; manter um coração pobre e vazio de si, imitando, principalmente a São José e à Nossa Senhora.
As equipes da Perpétuo Socorro já se reúnem para preparar esse grandioso tempo em nossa comunidade. Fazemos um balanço, pensamos naquilo que realizamos e que ainda temos que realizar. Esperamos ansiosos pelo Cristo que vai nascer! Nosso coração é renovado, somos visitados pelo clima acolhedor do Natal que está para chegar!
Ana Lúcia Pin, Comunidade Santo Antônio – Este é um tempo muito especial para os cristãos católicos, que coincide com o final do ano civil – período em que as pessoas estão mais cansadas e agitadas. Assim sendo é nossa missão como igreja ajudar a todos os celebrantes a se prepararem para este momento. É fundamental que estejamos conscientes do que vamos celebrar. Sendo assim, é muito importante o planejamento orante das atividades, envolvendo todas as equipes. A realização da novena de natal pelas equipes de círculo bíblico e Grupo de oração, por exemplo, contribui muito para que vivamos o advento, nos preparando realmente para celebrar a vinda de nosso Salvador. A participação nas missas também é fundamental, pois a liturgia deste período nos direciona para este tempo de espera. Outra ação é a montagem do presépio que vai inserindo na comunidade a reflexão para viver a alegria do Natal.
Marisa Merçon, Comunidade Santa Luzia – Em sintonia com a chegada do Advento faremos um encontro com lideranças para que elas possam replicar a todos os membros a consciência necessária deste tempo de espera. Além disso, assim como em todo o ano nossas celebrações terão a liturgia adequada ao tempo, assim como estarão preparadas com os adereços e músicas próprios. Como forma de se preparar faremos também um momento de catequese antes das primeiras celebrações do Advento.
Por fim, ao pensar em 2020 que se aproxima, queremos saber: o que a comunidade espera para o próximo ano?
Lauro Fassarella, Comunidade Perpétuo Socorro – Em nome da nossa Comunidade, o nosso desejo é que continuemos unidos e reunidos em nome de Deus, e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Que todos possam entrar no ano novo com alegria e esperança no coração, sem arrependimentos, sem qualquer sentimento negativo. Um novo ano vai começar, e é tempo de renovar, recomeçar, de tentar novamente.
O que ficou por fazer, pode agora ser feito. O que ficou por sonhar, deve agora ser sonhado. Vamos fazer deste ano o melhor das nossas vidas, pois, apenas depende de nós e a vida é o conjunto das nossas escolhas. Por fim, mas não menos importante, queremos que a paz, a harmonia e o crescimento continuem a acontecer em nosso país e no mundo.
Ana Lúcia Pin, Comunidade Santo Antônio – O desejo de toda Comunidade é o avanço de nossa obra para que possamos celebrar na nova igreja. Sabemos que temos um longo caminho pela frente e que teremos que trabalhar muito para deixarmos o espaço com condições dignas para viver os sacramentos, mas estamos confiantes que avançaremos neste sentido. Na parte pastoral temos o desejo de crescermos na preparação das nossas equipes de música para que cada vez mais possamos ajudar a comunidade a celebrar melhor. No próximo ano nossa Comunidade fará bodas de prata, 25 anos de história, queremos que seja um período de muito louvor, ações de caridade e de uma evangelização que promova o crescimento espiritual tendo os ensinamentos do nosso padroeiro Santo Antônio presentes em nossas ações
Marisa Merçon, Comunidade Santa Luzia – Para o próximo ano nós já estabelecemos alguns objetivos. Sobre a participação nos momentos litúrgicos nós pretendemos criar uma maior integração dos membros da comunidade com o servir e com o celebrar; e gerar uma maior participação nas missas de quarta-feira.
Sobre a parte da estrutura e das obras em Santa Luzia nós planejamos realizar: a impermeabilização e cobertura térmica do telhado; a correção dos vazamentos na nave e sua pintura; a impermeabilização das laterais da igreja; e a correção dos vazamentos da Sacristia.
Ao visualizar o balanço das comunidades e da Paróquia Perpétuo Socorro podemos ser gratos por tantas graças recebidas no período de 2019. Que Deus todo poderoso continue a derramar ainda mais bênçãos sobre cada um dos fiéis que continuarão colaborando com nosso projeto de evangelização em 2020.