Por Ana Carolina Ronchi – Agência Kharis
Para além de celebrar as Santas Missas a Igreja Católica se volta também a prestar serviços sociais à população de uma forma geral. À exemplo de Jesus, que envia os apóstolos, todos os cristão são convidados a evangelizar e cuidar daqueles que mais necessitam.
O catequista tem que ser aquela pessoa que dá o testemunho da alegria em ser discípulo de Jesus.
Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro há a atuação de mais de uma dezena de pastorais, dentre estas podem ser citadas, por exemplo, a Pastoral da Acolhida e a Catequese – que são normalmente os grupos que acolhem os novos membros e os preparam para participar dos momentos de fé. Cada uma com suas configurações e especificidades, mas com um objetivo mútuo: voluntários com a alegria do servir.
O primeiro serviço pastoral que vem à mente quando falamos da Igreja Católica é a Catequese: movimento responsável pelo auxílio à educação cristã de crianças, jovens e adultos. A coordenadora Giovana Guerini oferece mais informações sobre o servir na catequese:
“O catequista tem que ser aquela pessoa que dá o testemunho da alegria em ser discípulo de Jesus. Atualmente existem entre catequistas e ajudantes 46 pessoas atuando na pastoral. São 239 crianças atendidas na catequese infantil e 55 na Perseverança divididas entre as três comunidades da paróquia”, ressalta a coordenadora.
Uma segunda pastoral que pode ser considerada a porta de entrada aos fiéis que frequentam a paróquia é a Acolhida. Andrea Milholo, coordenadora da equipe na Perpétuo Socorro explica a importância da pastoral para as comunidades: “a Acolhida é o primeiro contato do fiel com a igreja. Não nos responsabilizamos apenas por dar as boas vindas aos paroquianos. Queremos também estar à disposição para conversar, ouvir, cuidar e conhecer nossos paroquianos. Nosso intuito é acolher a todos com carinho e atenção, fazendo com que todos se sintam bem e em casa. Acolher também é evangelizar”, conclui Andrea.
Além da Acolhida e Catequese estão presentes na paróquia também os movimentos e/ou pastorais da Saúde, Narcóticos Anônimos; Banho Solidário; Amor Exigente; Vicentinos; Pastoral do Idoso; Pastoral do Adolescente; Pastoral do Dízimo; Pastoral familiar; Grupo de Jovens; Pequeninos do Senhor; Círculo Bíblico; Terço dos Homens; Apostolado de Oração; Grupo de Oração; Oficina de Oração; Legião de Maria; Acólitos; Bordadeiras; Ministros da Sagrada Comunhão; Equipe de Casamento; Música; Liturgia; Fraternidade e Vida; Missões Populares; Pastoral do Crisma; Catecumenato; Batismo e Pascom. Fique atento, pois logo mais lançaremos conteúdos para que você conheça os voluntários, serviços e atendimentos oferecidos por elas.
Para mais informações você pode entrar em contato também pelo site https://nspsocorro.com/pastorais-e-movimentos/ ou com a secretaria paroquial pelos números: 3229-1852 | 3329-4282.