Missionários a caminho da evangelização: outubro, mês das missões

Hoje, 1º de outubro, celebra-se a memória de Santa Terezinha do Menino Jesus, escolhida pela Igreja como a Patrona Universal das Missões Católicas. Por esse motivo dedica-se todo o mês de outubro às missões populares. É tempo de se colocar em saída e de levar o Santo Evangelho àqueles que mais necessitam.  

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vem se preparando há meses para a realização de suas missões.  O primeiro passo foi dado durante as Santas Missas. Nessas ocasiões ocorriam os cadastros dos representantes de cada um dos edifícios que estão na região da paróquia.  Essas pessoas ficaram responsáveis por levar as fichas de inscrição aos moradores de cada um dos condomínios listados, mapeando aqueles que gostariam de receber as visitas missionárias. 

Após o levantamento dos lares a serem visitados, foi o momento de cadastrar aqueles que se colocaram à disposição em ser missionários. Foram registradas na paróquia as duplas missionárias que atuarão nas visitas e também os missionários individuais – aqueles que serão chamados em casos de imprevistos.

Para ampliar o atendimento das visitas os missionários fizeram ainda o mapeamento daqueles que residem em casas e/ou áreas fora do território paroquial, mas que frequentam a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

 

Para a realização das visitas cada dupla missionária recebe um kit contendo uma sacola, água benta, lembrança e cartilha. Na próxima quinta-feira, dia três de outubro às 19h30, o padre Anderson Gomes celebra a Missa de Envio dos Missionários, depois haverá o treinamento com os mesmo e a distribuição dos kits.

 

Falar sobre missão sem citar voluntariado é tarefa quase impossível. Desde o começo da organização das missões tem sido grande a movimentação daqueles que se colocam à serviço da tarefa de evangelizar. Silvana Bresciane, coordenadora das missões na paróquia, informa que até o momento já foram registradas 182 duplas missionárias, totalizando assim 364 missionários voluntários.  De acordo com a coordenadora a expectativa é que o número cresça e alcance o total de 300 duplas. 

Sobre a importância das missões populares a coordenadora reforça: “Deus nos envia em missão independente do local. Ele nos disse ‘ide e curai os enfermos, expulsai os demônios e pregai o evangelho’. Entretanto não é possível viver o evangelho se não somos missionários. É na missão que fazemos as pessoas pensarem com o coração de Deus. Na nossa região especialmente isso se dá em forma de grande desafio. Estamos em um espaço formado por habitações verticais, o que pode levar as pessoas a se fecharem dentro de suas próprias residências. Está aí também a importância de realizar essas missões urbanas: ir ao encontro do irmão e levar o evangelho”, completa Bresciane.

Para aqueles que desejam ser missionários ainda há tempo. As inscrições podem ser realizadas até amanhã, dia 2 de outubro. 

Registros das famílias e voluntários que participaram das Missões Populares em anos anteriores

 

 

Compartilhar

Instagram