Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil

Por: Pascom

Neste mês comemora-se a festa em honra a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada no Brasil de Nossa Senhora Aparecida, do qual é padroeira. Sua história tem início em 1717, quando uma imagem foi encontrada no rio. Os primeiros registros de seu aparecimento foram feitos pelos padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais e Aguiar, em 1757, nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, em São Paulo.

Quando da visita do Conde Assumar à cidade, a população organizou uma festa para recebê-lo. Os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves foram para o rio Paraíba com a missão de conseguir peixes para a comitiva do Conde. Depois de várias tentativas sem sucesso, João Alves lançou a rede e apanhou a imagem de Nossa Senhora Aparecida, porém, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, pegou a cabeça que se encaixou perfeitamente na pequena imagem. Em seguida, pescaram tantos peixes que a canoa em que estavam quase virou.

O fato correu por Guaratinguetá e toda a população o interpretou como intervenção divina, o primeiro milagre atribuído à Nossa Senhora. Em 1745 foi inaugurada a primeira capela que abrigou a imagem. O número de romeiros que a visitam aumentava a cada dia, por isso, em 1834, iniciaram-se as obras da igreja conhecida hoje como Basílica Velha. A imagem foi solenemente coroada com uma coroa doada pela Princesa Isabel, em 1904, e começou a ser apresentada com manto azul anil, bordado em ouro e pedras preciosas.

 

Em 1908, a igreja passou a ser chamada de Basílica Menor e sua consagração se deu no ano seguinte. Vinte anos depois, a vila que crescera à sua volta e pertencia a Guaratinguetá fica independente, tornando-se o município de Aparecida do Norte, atual cidade de Aparecida. O dia 12 de outubro é feriado desde 1980, quando a basílica foi consagrada por João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil. A igreja de Aparecida é a segunda maior do mundo e o quarto santuário mariano que recebe mais visitas, com capacidade de acolher 35 mil romeiros.

Na Paróquia Perpétuo Socorro muitos são os testemunhos de devoção e amor à Padroeira do Brasil, frutos de experiências concretas vividas por nossos paroquianos:

“A minha devoção a Nossa Senhora Aparecida começou quando eu era ainda criança. Aos 5 anos de idade sofri um acidente de carro, tive traumatismo craniano e fiquei hospitalizada. Uma tia levou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e deixou lá comigo. Quando tive alta , levei aquela imagem comigo para casa. Um dia, minha tia foi me visitar e pegá-la de volta, mas eu não queria entregar, pois naquele momento achei que se ficasse sem ela estaria desprotegida. Nasceu aí uma grande devoção e amor a esta Mãe querida, que com o tempo foi amadurecendo. Em tudo recorria a ela, pegava minha imagem na mão e pedia nos momentos mais difíceis. E é assim até hoje, tudo o que tenho e sou é graças a Deus, sempre com a intercessão dela, não peço nada a Deus se não for pelas mãos de Nossa Senhora.Graças a Deus, consegui trazer esta devoção para dentro da minha casa, somos uma família Mariana. Por meio de Maria, Deus quer quer aumentar sempre o número de seus filhos, afinal quem tem Deus como Pai, tem Maria como mãe”.
Luciana Maria Passos

“Sou devota de Nossa Senhora Aparecida desde que soube do milagre da minha vida. A minha mãe não podia ter filhos segundo a ciência, por ser devota de Nossa Senhora ela pediu com muita fé, e um dia teve um sonho onde a virgem Maria lhe entregava duas crianças, que hoje somos eu e minha irmã mais nova. Depois desse dia ela descobriu a gravidez e daí em diante a sua devoção se tornou a devoção de nossa familia. A gestação foi de risco e o parto também, porém eu era a promessa de Deus e Maria pra ela, então sobre todos os percalços da ciência eu sobrevivi. Em gratidão recebi o nome da virgem e por ela fui consagrada no meu batismo. Com 2 para 3 anos eu tive uma forte pneumonia e mais uma vez a ciência não poderia me ajudar, desesperada minha mãe implorou a Nossa Senhora Aparecida que intercedesse a Deus pela minha vida, e milagrosamente eu fui completamente curada.

Aparecida de Jesus Oliveira
Desde então em honra as graças recebidas, todos os anos vamos a cidade de Aparecida-SP para agradecer o dom da minha vida. Para mim Nossa Senhora Aparecida é mais do que a mãe de Jesus e nossa padroeira, ela é minha melhor amiga, confidente e conselheira, e eu a amo de todo meu coração”.
Célio Marques
” Minha devoção a Nossa Senhora Aparecida vem desde criança, quando meus pais ao meio-dia do dia 12 de outubro  soltavam fogos de artificio em honra a Nossa Senhora Aparecida, cresci venerando nossa Mãe do céu com o título de APARECIDA, sempre em minhas orações invocando sua intercessão junto ao seu filho Jesus. Já estive por diversas vezes no Santuário de Aparecida SP,  sozinho, com minha família, ou em excursões com o grupo do terço dos homens da paroquia NSPS.  Sempre que estou na Basílica me emociono com a fé de tantos devotos, visitar a sala dos milagres para mim é obrigatório, quando constato os diversos milagres relatados,  ver as pessoas de joelhos atravessar a passarela da Basílica nova para a antiga, estas constatações só aumenta minha fé.  No ano passado setembro de 2019 realizei um objetivo  que tinha, fazer um trecho do caminho da fé, percorri em 7 dias 210 KM a pé da cidade de Estiva MG até Aparecida -SP, momentos inesquecíveis nesta caminhada, muitas  orações e reza do terço todos os dias, no mínimo todos os mistérios diariamente, momentos de reflexões, você com você e você com o Criador, e chegar na Basílica após 7 dias foi  deverás gratificante . Quem sabe um dia faço um trecho maior. Sou Mariano e rezo o Santo Terço no mínimo um mistério todos os dias. Viva Nossa Senhora”.

Compartilhar

Instagram