Precisamente na sexta-feira, 27 de março, o Santo Padre vai presidir um momento de oração na Praça de São Pedro. Uma “praça vazia” disse o Papa, mas que estará cheia das nossas preces. O anúncio foi feito pelo Santo Padre no Angelus do IV Domingo da Quaresma:
“Na próxima sexta-feira, 27 de março, às 18h ( 14h no Brasil ) presidirei um momento de oração no adro da Basílica de S. Pedro, com a Praça vazia. Convido todos, desde já, a participar espiritualmente através dos meios de comunicação.”
Será um momento preenchido pela Palavra de Deus e a Adoração Eucarística. O Papa dará a Benção Urbi et Orbi:
“Ouviremos a Palavra de Deus, elevaremos a nossa súplica, adoraremos o Santíssimo Sacramento, com o qual no términus darei a Bênção Urbi et Orbi a qual será acompanhada da possibilidade de receber a indulgência plenária.”
Responder à pandemia com a oração
O Papa Francisco renovou a sua proximidade aos doentes, aos profissionais de saúde e às autoridades. Sublinhou a importância de responder à pandemia do coronavírus com a universalidade da oração:
“À pandemia do vírus queremos responder com a universalidade da oração, da compaixão, da ternura. Permaneçamos unidos. Façamos sentir a nossa proximidade às pessoas mais sozinhas e com mais dificuldades.”
“A nossa proximidade aos médicos, aos profissionais de saúde, enfermeiros e enfermeiras, voluntários… A nossa proximidade às autoridades que devem tomar medidas duras, mas para o nosso bem. A nossa proximidade às policias, aos soldados, que nas ruas procuram manter sempre a ordem, que se realizem as coisas que o governo pede para o bem de todos nós. Proximidade a todos.”
“A oração do Santo Padre – especifica o comunicado -, poderá ser seguida ao vivo através dos meios de comunicação e será concluída com a Bênção Eucarística que será concedida “Urbi et orbi” através dos meios de comunicação. A todos aqueles que se unirão espiritualmente a este momento de oração através da mídia será concedida a indulgência plenária de acordo com as condições estabelecidas no recente decreto da Penitenciária Apostólica”.
Para receber a Bênção Urbi et Orbi:
1º Passo: Confissão Espiritual seguida do Ato de Contrição ( de preferência antes do início da oração)
2º Passo – Participar da oração presidida pelo Santo Padre, Papa Francisco
3º Passo – Rezar as seguintes orações pelas intenções do Santo Padre: Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai
4º Passo – Fazer a comunhão espiritual
ATO DE CONTRIÇÃO
Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu: por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos ter ofendido; pesa-me também de ter perdido o céu e merecido o inferno; e proponho
firmemente, ajudado com o auxílio de Vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de
minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Amém.
ORAÇÃO PARA COMUNHÃO ESPIRITUAL
Ó meu divino Jesus, quão grande é meu desejo de receber Vosso corpo sagrado! Entrai agora em minha alma, ao menos através de uma comunhão espiritual! Ó Jesus, meu divino Salvador, salvai-me. Ó meu Deus, eu entrego minha alma em Vossas mãos, recebei-a no seio da Vossa misericórdia. Amém.